Foliculite

Aparecimento de pequenas espinhas vermelhas com ou sem pus, em torno de um ou mais folículos pilosos, “ pelos encravados”.

As causas mais comuns de dano folicular são: fricção do barbear ou roupas apertadas; calor e suor, como o causado pelo uso de luvas ou botas de borracha; certas condições da pele, como dermatites e acne; lesões na pele por arranhões ou feridas cirúrgicas; -curativos de plástico ou fita adesiva em contato com áreas de pelo.

Inicialmente a maioria dos casos de foliculite é superficial, com poucos sintomas, mas podem doer e coçar propiciando a infecção de tecidos mais profundos.

1. Diagnostico: Clínico. Em alguns casos, amostras da secreção da lesão são enviadas para exame em laboratório.
  2. Tratamento: Casos persistentes ou recorrentes podem exigir tratamento. A terapia dependerá do tipo e da gravidade de cada infecção. Foliculites bacterianas podem ser tratadas com antibiótico tópico, oral ou uma combinação dos dois. Também pode ser recomendado evitar raspar/barbear a área, até que a infecção regrida. Na pseudofoliculite da barba: trocar a lâmina pelo barbeador elétrico pode ser uma opção. Usar água morna ao barbear-se; massagear os pelos para que fiquem mais amolecidos; e passar o barbeador sempre no sentido do crescimento dos pelos. Após terminar o processo, passar um hidratante. Na Foliculite Pitirospórica se utilizam antifúngicos tópicos ou orais.
  3. Prevençao:
    • Manter a pele limpa, seca e livre de escoriações ou irritações pode ajudar a prevenir a foliculite.
    • Evitar lavagens antissépticas rotineiramente, pois deixam a pele seca e eliminam as bactérias protetoras.
    • Manter a pele hidratada.
    • Tomar cuidado ao fazer a barba, usar gel de barbear, espuma ou sabão para lubrificar as lâminas e evitar cortes.
    • No caso da pseudofoliculite da barba, o mais indicado é usar barbeador elétrico.