Saúde da Pele

Herpes zoster

Quando suspeitar

Paciente, em geral com 50 anos ou mais, com surgimento de vesículas (pequenas bolhas de água menores que 1 cm de diâmetro) que vão se agrupando até formar bolhas. Elas se distribuem de forma linear, seguindo o trajeto de um nervo, a partir da coluna vertebral que alcança a pele (cobreiro). Pode haver variados graus de dor ou queimação local, sintomas os quais geralmente precedem o surgimento das lesões na pele. Quando as vesículas rompem, surgem pequenas ulcerações (feridas rasas) cobertas de crostas e, depois, há re-epitelização da pele ou mucosa, sendo que nessa fase a doença não é mais contagiosa. Em geral, as infecções herpéticas em indivíduos com imunidade normal duram entre sete a 14 dias.

Porque tratar

O tratamento precoce pode abreviar a duração da doença assim como prevenir a neuralgia pós herpética.

Nossa conduta

  1. Diagnóstico: eminentemente clínico
  2. Tratamento: utilização de antiviral tópico e sistêmico. Quando há acometimento facial se faz necessário acompanhamento também por oftalmologista.
  3. Prevenção: cuidados com higiene e atenção aos hábitos diários pode ajudar na prevenção.  Recentemente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou uma vacina para o público na faixa dos 50 anos.
Open chat
Olá, podemos ajudar?
Oi, em que posso ajudar?